sexta-feira, 30 de junho de 2017

QUEM DISSE QUE NÃO TEM MODA NA COZINHA?


DÓLMÃ … O QUE?


Já reparou como Chef de cozinha fica charmoso (a) ao usar aquela vestimenta e o chapéu?
Parece até que a comida fica mais gostosa. Tudo bem, tudo bem exageros guardados em suas devidas proporções, entrar em um local em que há uniformes, transmite um ar responsável e de impecável organização.
Mas afinal, de onde vem a dólmã que enchem os olhos? Será que há detalhes que distingues hierarquias.
Esse traje foi inventado por monges franceses, na era medieval. Eles eram os melhores cozinheiros da época. Com o passar do tempo os Reis da França começaram a implantar o hábito de aventais nas cozinhas dos Reinos.
Entretanto, no século XVIII,  o Chef Marie-Antonie Carême que destacou o uso com algumas inovações e o Auguste Escoffeier foi quem padronizou o a utilização, na cozinha. Carême foi um grande mestre gastronômico e o Escoffeier seu sucessor sagaz que, ao simplificar as receitas de Carême,
foi autor de um livro com mais de cinco mil receitas, sendo reconhecido até hoje como a Bíblia dos Chefs de Cozinha.
Não só de Dólmã e jaleco branco vivem os cozinheiros!
As calças geralmente são xadrez. Lenço no pescoço, além de um atrativo adereço, é funcional, seu intuito é absorver o calor.
Touque blanque é o chapéu alto e redondo, quanto maior, mais alto se destaca a graduação do cozinheiro (a).
Toalha com velcro é indispensável, e deve ficar sempre nas mãos. Tamancos de cozinha, são antiderrapantes e confortáveis, evitam quedas e dedos prensados pelas muitas horas em pé.

Cozinhas pelos Mundo e seu poder ao longo da história! Aproveite para vir almoçar conosco, após esta leitura


Até a próxima!!

⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪⧪






Erika Dessler Redatora, na Agência AllThree.Roteirista e Produtora de AudioVisual, graduada em Comunicação Digital e Roteiro no Theatro Ruth Escobar. Viaja com o Cinema, Música, Bom humor, Literatura e Café como suas paixões intrínsecas tatuadas n´alma

Nenhum comentário:

Postar um comentário